Sábado, 26 de Fevereiro de 2005

Romaria. A História!

Por Festas e Romarias andou, durante muito tempo, a ideia de constituir um Grupo que cantasse a Terra e a suas belezas, as Gentes e a sua riqueza: os poemas, os trabalhos, as tradições... Parada de Gonta! Em Maio de 2003, numa homenagem a Rodrigo de Melo (ilustre poeta e dramaturgo da nossa Aldeia), cantámos juntos pela primeira vez, num desafio proposto pelo “GCR Amigos de Parada de Gonta” (Associação promotora da referida homenagem) interpretando um poema do homenageado - ”Carvoeiras”. A esposa e filhas do Poeta, presentes na cerimónia, manifestaram a sua enorme emoção, traduzida em palavras carinhosas e estimulantes. O gosto veio ao de cima!

romaria.elas.jpgromaria.elas1.pngromaria.elas2.gifromaria.eles1.gifromaria.eles.gif


Num início descomprometido e alheio a projectos mais sérios, fomos agarrando a ideia e alimentando a vontade. No final de um dia de trabalho surgia o momento do encontro com a música, com os poemas, com a viagem ao passado, numa romaria festiva e sonhadora pela “Aldeia do Poeta”.

Porque a música é isso mesmo - um estímulo poderoso, capaz de transformar a alma deprimida num elevado estado de espírito, onde o prazer e as emoções se entrecruzam originando um relaxamento reconfortante e terapêutico. </p>

romaria.cantar natal rua.jpg romaria.cantar natal na rua.jpg romaria.cantarnatal na rua.jpg


No Natal desse ano cantámos poemas de Natal, em romaria pela Aldeia, à luz do candeeiro a petróleo e distribuindo figos secos, nozes, avelãs e a tradicional filhós. Num enorme contágio, fomos surpreendidos pela reacção das nossas Gentes: cantando connosco, presenteando-nos com a alegria pura de quem lembra, com enorme emoção, tempos idos onde o convívio era mais próximo e as noites, tristes, vestiam-se de alegria fazendo esquecer as agruras e dificuldades da vida.

Partilhámos na plenitude este momento supremo de Cultura Popular, que queremos continuar a Viver. A Romaria que fizemos em 2003 deu-nos muita força para prosseguir em 2004
publicado por romaria às 23:29
link do post | Cante Connosco.AQUI | favorito

Nós Cantamos

Baú das Cantigas

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Maio 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Maio 2005

Fevereiro 2005

Cantigas Recentes

VIDEO - Clique na fotogra...

ROMARIA - Volta a Cantar ...

O ROMARIA CONTINUA A CANT...

A ESPERANÇA DO ROMARIA!

FELIZ NATAL e 2006 COM MU...

ROMARIA na Festa à Nossa ...

ESTAMOS de VOLTA ÀS CANTI...

FOI ASSIM A F E S T ...

2.º ANIVERSÁRIO. C(O)ANTA...

O CD - Sons D'Aldeia!

Cantiga de Amigos

ADORÁMOS:

Azoriana
Artep1c
web.pg

Envia-nos uma Cantiga!

romaria.pg@sapo.pt

pesquisar