Domingo, 27 de Fevereiro de 2005

O CD - Sons D'Aldeia!

romariaCDint.png


O CD Sons d’Aldeia !- Pois … às tantas (sim, até já eram algumas horas da noite) … e se gravássemos um CD?!- Oh! Não…isso é para os profissionais da música! - Mas… sim… talvez… porque não? - Vamos a isso! Foi algo parecido com isto que conversámos, após uma noite de agradável convívio musical.


O dinheiro é sempre um grande obstáculo. Não havia! - Bom, mas o melhor é fazermos uma dádiva a nós próprios. … o prazer total: cantar, tocar, gravar e… pagar! Dito e feito!


romaria.11.png


Em Março de 2004 surge a ideia. Em Abril tínhamos o CD gravado! As composições abrangem temas diversos da musicografia popular e, obviamente, não poderíamos deixar de cantar os Poetas da nossa Terra. Não seria possível sem eles, cantar Parada de Gonta. “Flores da Aldeia” Poema de Tomás Ribeiro (Poeta e Estadista Glorioso, aqui nascido em 1831), musicado pelo Gilberto, é um verdadeiro hino à Aldeia.


O Poema “Oh Minha Aldeia” é uma “pintura” literária, bela, terna, real, de Parada de Gonta, “pintada” pela inspiração do Poeta Tomás Colaço “Carvoeiras”, é também um Poema de outro grande filho da Terra, Poeta e Dramaturgo consagrado, Rodrigo de Melo. Tema musicado por Frederico Valério e gravado em disco de vinil, noutros tempos.


As restantes cantigas fazem parte do reportório popular e traduzem o trabalho, as festas, as tradições… a vida das Gentes.


romaria.fotos.pngromaria.Grupo.png


O Miro, Professor de Música por esse País fora, aturou-nos no seu estúdio durante quinze dias. Um tempo curto que nos permitiu, apesar disso, construir uma grande amizade. O Miro foi, é, acima de tudo, um excelente Amigo!


São assim os Sons d’Aldeia!


Corremos por nossa conta e risco. Estamos cá para continuar, para evoluir, porque sabemos que isto é apenas o princípio e temos ainda muito a aprender.


O canto e a música são dons que envolvem e enobrecem os nossos sentimentos, emoções e que, por isso, devemos exteriorizar, num hino à natureza e à vida. A romaria é longa e recheada de novos desafios. Estamos a caminho!


A OBRA AÍ ESTÁ ! 


romariaCcapa.png


As cantigas:

Desfolhada Popular 2’14

Flores da Aldeia Letra: Tomás Ribeiro Música: Gilberto Amaral 3’30

Oh, Minha Aldeia! (poema) Letra: Tomás Colaço Música: Gilberto Amaral 1’11

 Ó Prima Vamos P’ra Ceifa Popular 3’42

Saia Velhinha Popular 2’07

Carvoeiras (vozes) Letra: Rodrigo de Melo Música: F.Valério 3’20

Não se me dá que vindimem Popular 2’21

 Ó Ferreiro Popular 3’21

Ó Prima Vamos P’ra Ceifa (inst.) Popular 3’13

Laurindinha Popular 2’32


CANTEM, CANTEM, ...“Quem Canta Seus Males Espanta”, diz o Povo. Nós já provámos a veracidade deste sábio conselho. Pois, … CANTEM, … CANTEMOS TODOS!!!


Romaria Cantando a Terra e as Gentes !

publicado por romaria às 00:27
link do post | Cante Connosco.AQUI | favorito
8 comentários:
De Dennis Amaral. filho do Carlos Forra a 1 de Agosto de 2005 às 12:45
Eu adoro o grupo ROMARIA!!! Adoro as cancoes deles! Agora mesmo estou a ouvir o vosso CD!! Um abraco Forte para voces Romaria!! *Um Abraco Para Voces Todos*


De Blueyes40 a 3 de Março de 2005 às 23:59
Muito obrigado pelo link. :) Estava a pensar se será fácil a melodia para aquelas simples quadras... Foi só um pensamento mas será que vão cantarolar? Eu gostava de ouvir... nem que seja por telefone... Beijinhos


De lina a 1 de Março de 2005 às 03:11
Adorei ver a Terrinha, fantastico o que se faz ainda nos lugares pequenos. Parabens :)*


De Blueyes40 a 28 de Fevereiro de 2005 às 14:02
Obrigado pelo vosso comentário no meu blog. E podem adicionar o endereço à vontade. Abraços


De Romaria a 28 de Fevereiro de 2005 às 09:35
O Romaria agradece as visitas e os comentários.
Na Serreta ou na California, em Parada de Gonta ou noutro lugar do mundo, o que importa é ir sonhando (Blueyes40). Qualquer dia o sonho pode tornar-se realidade e aí estamos nós, todos juntos, nos Açores ou no Continente. Quanto ao outro lado do Atlantico (USA) este nome (Jusmelme )não nos diz muito, mas soa-nos mais a Gilberto. Alô Amigo! Como vai a tua digressão por Terras do "tio Sam"? Aguardamos ansiosamente a tua chegada para voltarmos às cantigas. O Grupo envia-te aquele abraço. E...já agora um grande abrç para todos os que nos visitam neste blog e...Cantem Amigos CANTEM SEMPRE!


De Jusmelme a 28 de Fevereiro de 2005 às 08:46
Aqui estou eu na California! assim ja esta melhor pois o Romaria ja merecia esta brilhante pagina, cuidado Hollywood esta proximo. Um abraco e continuem


De Blueyes40 a 27 de Fevereiro de 2005 às 20:49
Lindo! É assim mesmo que se faz. Parabéns pela brilhante ideia de criar o blog "Romaria". Eu já conheço este CD e posso afirmar que é Magnífico. Eu já sonhei que o Grupo vinha à Terceira cantar e tocar pelas Festas da Senhora dos Milagres da Freguesia da Serreta. Foi só um sonho mas quem sabe podia ser uma realidade!? Imagino vocês tocando e cantando num palco... na segunda semana de Setembro. Não faço parte da Comissão das Festas mas conheço o pessoal. Um abraço para todos


De Agostinho a 27 de Fevereiro de 2005 às 17:46
Fantástico!O CD é excelente e excelentemente cantado e tocado.O grupo está de parabéns pelos sons e palavras que recolheu e as transformou em melodias musicais.Acho uma excelente ideia terem criado um blog para divulgação das músicas do grupo e também para os emigrantes que estão por esses cantos do mundo terem a opurtinidade de saberem em tempo real o que o grupo vai cantando. Boa sorte!Um abraço para todos.


Cante também

Nós Cantamos

Baú das Cantigas

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Maio 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Maio 2005

Fevereiro 2005

Cantigas Recentes

VIDEO - Clique na fotogra...

ROMARIA - Volta a Cantar ...

O ROMARIA CONTINUA A CANT...

A ESPERANÇA DO ROMARIA!

FELIZ NATAL e 2006 COM MU...

ROMARIA na Festa à Nossa ...

ESTAMOS de VOLTA ÀS CANTI...

FOI ASSIM A F E S T ...

2.º ANIVERSÁRIO. C(O)ANTA...

O CD - Sons D'Aldeia!

Cantiga de Amigos

ADORÁMOS:

Azoriana
Artep1c
web.pg

Envia-nos uma Cantiga!

romaria.pg@sapo.pt

pesquisar